Instituto Pensar - Bolsonaro descarta Renda Brasil e diz que Bolsa Família continua até 2022

Bolsonaro descarta Renda Brasil e diz que Bolsa Família continua até 2022

por: Eduardo Pinheiro 


(Brasília-DF, 06/05/2019) Presidente da República, Jair Bolsonaro durante reunião com o Ministro da Economia, Paulo Guedes. Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta terça-feira (15) que a criação do Renda Brasil está suspensa e que vai manter o Bolsa Família até 2022. A decisão ocorre após semanas de impasses com a equipe de Paulo Guedes sobre a fonte de recursos para emplacar o programa.

Leia também: Planalto prepara ofensiva para evitar aumento do auxílio emergencial

Em vídeo divulgado em sua rede social, Bolsonaro rechaçou a ideia de congelar salários de aposentados e pensionistas para financiar o programa assistencial e disse que só pode "dar um cartão vermelho? a quem apresentar esta proposta.

O presidente, porém, admitiu a possibilidade de que alguém da equipe econômica tenha falado sobre esse assunto, "mas por parte do governo, jamais vamos congelar salários de aposentados, bem como jamais vamos fazer com que o auxílio para idosos seja reduzido para qualquer coisa que seja?.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1305853997602025472?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1305853997602025472%7Ctwgr%5Eshare_0&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Fbolsonaro-descarta-renda-brasil-e-diz-que-bolsa-familia-continua-ate-2022%2F

Congelar aposentadorias e pensões

No domingo (13), um dos principais assessores do ministro Paulo Guedes, o secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, disse ao G1 que o governo estudava desvincular benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões, do salário mínimo.

A medida defendida pelo secretário abriria espaço no Orçamento para financiar o Renda Brasil, já que na prática a desvinculação acarretaria num congelamento das aposentadorias por dois anos.

"A desindexação que apoiamos diretamente é a dos benefícios previdenciários para quem ganha um salário mínimo e acima de um salário mínimo, não havendo uma regra simples e direta. O benefício hoje sendo de R$ 1.300, no ano que vem, ao invés de ser corrigido pelo INPC, ele seria mantido em R$ 1.300. Não haveria redução, haveria manutenção?, disse.

Reunião com Guedes

Segundo o jornal Valor, a mensagem do presidente foi divulgada após Bolsonaro convocar Guedes para uma reunião que não estava prevista na agenda. O Planalto não confirmou o motivo e se há previsão de término da conversa. O ministro teve que adiar a sua participação no "Painel Telebrasil 2020?, que estava prevista para as 9h.

Não é a primeira vez que o presidente veta ideias levantadas por Guedes como fonte para o programa, a extinção do abono salarial e seguro-defeso também já tinham sido ponto de divergência entre os dois.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: